Trauma na escola e bullying

Carga horária: 10 horas

TRAUMAS NA ESCOLA E BULLYING

Professor: João Pedro Roriz. 

10h/aula. 


TEMAS ABORDADOS

- A escola como território.

- Funções da escola.

- Diferentes formas de trauma observados na instituição escolar. 

- Relação entre trauma escolar e pandemia de corona vírus.

- Relação entre trauma escolar e neoliberalismo. 

- Relação entre trauma escolar e advento das novas tecnologia. 

- Tipos de bullying escolar. 

- Os arquétipos do bullying escolar. 

- Manejo clínico.

- A cultura da violência. 

- Aspectos sociopsicossociais e educacionais do bullying.


BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, Margarida. Nas últimas duas décadas, Governo Bolsonaro é o que mais cortou em recursos de educação e ciência. Portal UOL, São Paulo, PORTAL UOL, 9/12/22, às 8:39h.

BARBOSA, Ana Beatriz. Bullying: mentes perigosas nas escolas. São Paulo: Fontanar, 2010.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

DAEMON, Flora. Sob o signo da infâmia: Das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas.

DESLANDES, Suely Ferreira; Coutinho, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva [online], 2020, v. 25, suppl 1, pp. 2479-2486.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981;

___________. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979;

___________. Pedagogia     da autonomia:          saberes necessários  à           prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996;

___________. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014;

___________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2018;

FRIGOTTO, Gaudêncio. O Trabalho do docente na pandemia de coronavírus. IN

GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I.M.Z. Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018) São Paulo: USP - Educação e Pesquisa, 2021.

GRABOWSKI, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta Editora, 2019.

HAN, BYUNG-CHUL. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Porto Alegre: Vozes, 2022.

HARARI, Y. 21 lições para o século 21. São Paulo: Cia das letras, 2018.

IZCOVICH, Luiz. A perversão e a Psicanálise. Porto Alegre: Aller, 2019.

JODALET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

LACAN, J. O seminário - Livro 20: mais ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 1985 [1973].

MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. In: Temas de Ciências Humanas. São Paulo: 1977. vol. 2.

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Rio de Janeiro: Jornal da Pediatria, 2005. 

NEVES, Lucia Maria Wanderley. Educação e política no Brasil de hoje. São Paulo: Cortez, 2005.

NÓVOA, António e ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42.

O Globo 17/04/2011. Site https://oglobo.globo.com/rio/bullying-ja-afeta-845-dos-estudantes-no-rio-mais-de-40-ja-foram-vitimas-2795294. Último acesso em 23/05/24.

RORIZ, João Pedro. SOUZA, Márcio Aurélio de. A Clínica do trauma e da Tanatologia. Ebook, 2024.

RORIZ, João Pedro. Bullying: que fenômeno é esse? Porto Alegre: Arte em Voga, 2014. E-book.

________. Bullying: se correr o bicho pega. São Paulo: Paulus, 2018.

________. Bullying: não quero ir pra escola. São Paulo: Paulinas, 2014.

WINNICOTT, D. W.: Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005

 

Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

R$ 79,90

Compartilhe:

João Pedro Roriz é Formado em Psicanálise Clínica, bacharel em Jornalismo, licenciado em História e em Filosofia, pós graduado em Sexologia, Psicopedagogia Clínica e em Docência do Curso Superior e Mestre em Psicologia pela FEEVALE - RS.


Escritor, autor de 37 livros e nove peças teatrais. Psicanalista clínico em consultório particular na cidade de Capela de Santana - RS. Realizo palestras e diversos projetos na área literária e educacional. Diretor do Instituto Vida e Psicanálise; professor de Psicanálise em cursos EAD, com destaque para Instituto Távola e Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise - CETEP. 


Contatos: www.joaopedrororiz.com.br e jproriz@gmail.com.