
Winnicott: Principais teorias
Carga horária: 40 horas
Através do curso livre "Winnicott: principais teorias", o aluno conhecerá melhor o médico pediatra inglês Donald Winnicott e as ideias que revolucionaram a forma de se pensar a infância e a adolescência e os métodos terapêuticos através das relações objetais.
O curso tem a carga horária total (incluindo leituras e avaliação) de 25 horas/aula. É formado por 15 aulas divididas em quatro módulos. Sâo eles:
MÓDULO 1 - Introdução ao pensamento de Donald Winnicott.
Na primeira aula será apresentado um vídeo curto sobre a vida e a obra do autor, uma primeira aula com resumo de todas as teorias de Winnicott e suas torções em relação à teoria freudiana e Kleniana. Também será apresentada uma segunda aula sobre drogadição e delinquência apresentada ao vivo através de um workshop proposto pelo Instituto Vida e Psicanálise no dia 20/07/24.
MÓDULO 2 - Teorias básicas.
Este módulo é formado por quatro aulas, onde estão disponibilizadas as seguintes teorias: teoria do amadurecimento, integração no tempo e no espaço, a constituição de si mesmo e interpretação do holding e do handling.
MÓDULO 3 - Deprivação e delinquência.
Este módulo é dedicado exclusivamente ao livro "Deprivação e delinquência" que reúne 80% da teoria winnicottiana e a coloca em uma pespectiva social muito importante: relação entre abandono, desamparo e atos antissociais praticados por crianças e adolescentes.
MÓDULO 4 - Diferenças entre Winnicotti e Klein.
Este módulo apresenta uma vídeo-aula e artigos importantes que denotam as diferenças entre as teorias dos dois maiores autores das Relações Objetais.
SOBRE O PROFESSOR.
João Pedro Roriz é formado em Psicanálise Clínica, Licenciado em História e Filosofia. Bacharel em Comunicação Social. Pós graduado em Psicanálise Clínica Avançada, em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Sexologia, em Docência do Curso Superior. Mestre em Psicologia pela Feevale - RS (2023). É autor de 37 livros. Site: www.joaopedrororiz.com.br. What's App: 21998885570.
BIBLIOGRAFIA
COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência e trauma: a questão do agir adolescente na contemporaneidade. Porto Alegre: Assoc Psica de Poa, 2004.
FREUD, Sigmund. [1914]. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
SANTOS , M. L. de M. e. O que aprendi convivendo com crianças órfãs. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, /6(1):103-196, 1982.
WINNICOTT, D. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
____________. A criança e seu mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
____________. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
____________. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
____________. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
____________. Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
____________. The Piggle: o relato do tratamento psicanalítico de uma menina. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
____________. Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
____________. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
____________. Holding e interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
____________. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
____________. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
____________.Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
____________. Explorações psicanalíticas. C. Winnicott, R. Shepperd e M. Davis (orgs). 2ª reimpressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
____________. Conversando sobre crianças [com os pais]. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
____________. Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
ZIMMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2017.
R$ 149,90
- Biografia de Donald Winnicott
- Winnicott e Klein: introdução às principais teorias
- Material didático.
- Workshop "Drogadição e Delinquência", parte 1
- Workshop "Drogadição e Delinquência", parte 2.
- Teoria do amadurecimento
- Material didático: teoria do amadurecimento
- Integração no tempo e no espaço
- Material didático: integração no tempo e no espaço.
- A constituição de si mesmo
- Material didático: A constituição de si mesmo
- Material didático: Dependência absoluta.
- Material didático: Fases dependência relativa e independência relativa.
- Interpretação do Holding e do Handling
- Material didático: Holding e Handling
- Deprivação e delinquência. Introduçao 1
- Deprivação e delinquência. Introdução 2.
- Deprivação e delinquência. Parte 1
- Deprivação e delinquência. Parte 2
- Deprivação e delinquência. Parte 3
- Deprivação e delinquência. Parte 4
- Deprivação e delinquência. Parte 5.
- Deprivação e delinquência. Parte 6.
- Material didático: Privação e delinquência.
- Relato: A história de João.
- Relato: o que aprendi vivendo com crianças orfãs.
- Diferenças entre D. Winnicott e M. Klein.
- Material didático: Diferenças entre Winnicott e Klein.
- Artigo: édipo nas obras de Winnicott e Klein.
- Artigo: Conflitos de paradigma entre Winnicott e Klein.
Módulo 1 - Módulo 1 - Introdução ao pensamento Winnicottiano
Módulo 2 - Teorias básicas
Módulo 3 - Módulo 3: Deprivação e Delinquência.
Módulo 4 - Módulo 4: Diferenças entre Winnicott e Klein
