Winnicott: Principais teorias

Carga horária: 40 horas

Através do curso livre "Winnicott: principais teorias", o aluno conhecerá melhor o médico pediatra inglês Donald Winnicott e as ideias que revolucionaram a forma de se pensar a infância e a adolescência e os métodos terapêuticos através das relações objetais.

O curso tem a carga horária total (incluindo leituras e avaliação) de 25 horas/aula. É formado por 15 aulas divididas em quatro módulos. Sâo eles:


MÓDULO 1 - Introdução ao pensamento de Donald Winnicott. 

Na primeira aula será apresentado um vídeo curto sobre a vida e a obra do autor, uma primeira aula com resumo de todas as teorias de Winnicott e suas torções em relação à teoria freudiana e Kleniana. Também será apresentada uma segunda aula sobre drogadição e delinquência apresentada ao vivo através de um workshop proposto pelo Instituto Vida e Psicanálise no dia 20/07/24.  


MÓDULO 2 - Teorias básicas.

Este módulo é formado por quatro aulas, onde estão disponibilizadas as seguintes teorias: teoria do amadurecimento, integração no tempo e no espaço, a constituição de si mesmo e interpretação do holding e do handling. 


MÓDULO 3 - Deprivação e delinquência. 

Este módulo é dedicado exclusivamente ao livro "Deprivação e delinquência" que reúne 80% da teoria winnicottiana e a coloca em uma pespectiva social muito importante: relação entre abandono, desamparo e atos antissociais praticados por crianças e adolescentes. 


MÓDULO 4 - Diferenças entre Winnicotti e Klein.

Este módulo apresenta uma vídeo-aula e artigos importantes que denotam as diferenças entre as teorias dos dois maiores autores das Relações Objetais.  


SOBRE O PROFESSOR.

João Pedro Roriz é formado em Psicanálise Clínica, Licenciado em História e Filosofia. Bacharel em Comunicação Social. Pós graduado em Psicanálise Clínica Avançada, em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Sexologia, em Docência do Curso Superior. Mestre em Psicologia pela Feevale - RS (2023). É autor de 37 livros. Site: www.joaopedrororiz.com.br. What's App: 21998885570. 


BIBLIOGRAFIA


COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência e trauma: a questão do agir adolescente na contemporaneidade. Porto Alegre: Assoc Psica de Poa, 2004. 

FREUD, Sigmund. [1914]. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

SANTOS , M. L. de M. e. O que aprendi convivendo com crianças órfãs. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, /6(1):103-196, 1982.

WINNICOTT, D. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

____________. A criança e seu mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

____________. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

____________. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

____________. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

____________. Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.

____________. The Piggle: o relato do tratamento psicanalítico de uma menina. Rio de Janeiro: Imago, 1979.

____________. Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

____________. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

____________. Holding e interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

____________.  Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

____________. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

____________.Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

____________. Explorações psicanalíticas. C. Winnicott, R. Shepperd e M. Davis (orgs). 2ª reimpressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.

____________. Conversando sobre crianças [com os pais]. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

____________. Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ZIMMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2017.


Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

R$ 149,90

Compartilhe:

João Pedro Roriz é Formado em Psicanálise Clínica, bacharel em Jornalismo, licenciado em História e em Filosofia, pós graduado em Sexologia, Psicopedagogia Clínica e em Docência do Curso Superior e Mestre em Psicologia pela FEEVALE - RS.


Escritor, autor de 37 livros e nove peças teatrais. Psicanalista clínico em consultório particular na cidade de Capela de Santana - RS. Realizo palestras e diversos projetos na área literária e educacional. Diretor do Instituto Vida e Psicanálise; professor de Psicanálise em cursos EAD, com destaque para Instituto Távola e Centro de Estudos de Terapia e Psicanálise - CETEP. 


Contatos: www.joaopedrororiz.com.br e jproriz@gmail.com.