
Mentoria para psicanalistas clínicos
Carga horária: 45 horas
Transforme Sua Carreira com a Mentoria Exclusiva para Novos Psicanalistas Clínicos
Bem-vindo ao programa de mentoria que pode revolucionar sua trajetória como psicanalista clínico! Este curso ajuda você a integrar a teoria psicanalítica à prática clínica de maneira eficaz e inovadora, sob a orientação do Professor-Mestre João Pedro Roriz
Estrutura do Curso
Este programa é estruturado em três módulos e totaliza 10 aulas com um total de 45 horas/aula (incluindo leituras e atividades). Cada módulo é projetado para proporcionar uma compreensão profunda e aplicável dos conceitos psicanalíticos, para que construa uma prática clínica sólida e eficiente.
Módulo 1: Revisão teórica (3 aulas).
- Relembre as principais teorias de Freud, Winnicott, Klein e Lacan.
- Revise os principais conceitos teóricos da psicanálise.
- Aprenda a aplicar essas teorias de maneira prática em sessões clínicas.
- Desenvolva habilidades para interpretar e intervir de forma eficaz com seus clientes.
Módulo 2: Manejo clínico (3 aulas).
- Domine técnicas de comunicação que facilitam a relação terapêutica.
- Crie estratégias para envolver e compreender melhor seus clientes.
- Crie hipóteses sobre seus clientes a partir da análise da estrutura clínica e da análise do canal transferencial.
- Aprenda a fazer a cartografia do aparelho psíquico de seu cliente.
- Desenvolva um projeto comunicacional que fortaleça a confiança e o progresso terapêutico.
Módulo 3: Estruturação do Consultório de Psicanálise (4 aulas).
- Receba orientações práticas sobre como montar e gerenciar seu consultório.
- Aprenda sobre aspectos administrativos, éticos e legais da prática clínica.
- Estruture um ambiente acolhedor e profissional para seus clientes.
Benefícios da Mentoria
Enriqueça seu conhecimento teórico e ganhe habilidades práticas essenciais para o sucesso na psicanálise clínica. O Professor João Pedro Roriz, com sua vasta experiência e abordagem didática, estará ao seu lado e orientará cada passo na trilha de seu desenvolvimento profissional.
- Aprendizagem Personalizada: As aulas são cuidadosamente planejadas para atender às necessidades específicas de novos psicanalistas, garantindo que você absorva e aplique o conhecimento de forma eficaz.
- Suporte Continuado: Além das aulas, você terá acesso a suporte contínuo para esclarecer dúvidas e receber feedback sobre seu progresso.
- Aulas ao vivo com debates: Você será convidado para aulas ao vivo onde participará de debates sobre os temas estudados.
- Inscrição no Instituto Vida e Psicanálise: Você receberá carteirinha de acesso ao Instituto e ganhará um perfil no site da instituição.
- Networking: Conecte-se com outros profissionais da área, troque experiências e construa uma rede de apoio e colaboração.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO CURSO
ADAMI, F.S.; KESSLER, C.H.; DUNKER, C.I.L. Ato analítico e a potência clínica do indeterminado. Rev Latino Am. São Paulo. 24 (4) 543-569, dez, 2021.
CASTRO, Julio Eduardo de. Psicanálise e o tempo. Psicanalise e Barroco Revista, V6, N3, 60-74, Julho, 2008.
CHAVES, Messias Eustáquio. Estruturas clínicas em psicanálise: um recorte. Belo Horizonte: Reverso. Ano 40. N 76. p 55-62. Dez, 2018.
FREUD, Anna. O ego e os mecanismos de defesa. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREUD, Sigmund. Estudos sobre histeria. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2016.
__________. Angústia e vida pulsional. 1932.
__________. Além do princípio do prazer (1920). IN FREUD, S. Obras Completas, Vol XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
__________. Conferências introdutórias sobre psicanálise - conferência XXIII, (1916-17) IN FREUD, S. Obras Completas, Vol XVI. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
______. [1914]. Sobre o narcisismo: uma introdução. In:. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1974, v. XIV, p. 85-119.
LACAN, Jacques. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1978.
__________. Seminário 23: O sintoma. Rio de Janeiro: Zahar, 2010a [1975-76].
__________. Seminário 3: As psicoses. Rio de Janeiro. Zahar, 2010b [1985].
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J-B. Vocabulário da Psicanálise. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1985.
NEVES, Sonia Maria Rio. Trauma: Onde estão suas marcas?. Trama, Revista de Psicossomática Psicanalítica, São Paulo, n. 1, p. 1-11, 2019.
PERELSON, Simone. O passe: Da articulação da autonomia à independência. PSIC. CLIN., RIO DE JANEIRO, VOL.21, N.2, P.329 – 343, 2009.
ZIMMERMAN, David E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 2017.
R$ 499,00
- Apresentação e ambientação.
- A Escola Freudiana
- Material didático: Escola Freudiana.
- A Escola das Relações Objetais e de D. Winnicott
- Material didático: Escola das relações objetais e D. Winnicott
- A Escola Francesa de Jacques Lacan.
- Material didático: Escola Francesa de Jacques Lacan.
- As sete escolas da Psicanálise, de David Zimmerman.
- Estruturas clínicas
- Material didático: Estruturas clínicas em Psicanálise
- Material didático: Estruturas clínicas em Psicanálise (2)
- Transferências
- Material didático: Transferências e seus significantes
- Material Didático: Transferências para Zimmerman.
- Cartografia do analisando
- Material didático: Interpretação em Psicanálise
- Material didático: Insight, elaboração e cura.
- Diferentes manejos para a clínica psicanalítica
- O contrato analítico
- Ética em Psicanálise
- Material didático: Sobre o contrato analítico
- Formas de atuação em Psicanálise
- Material didático: Ética em Psicanálise
- Formação do setting analítico
- Material didático: O setting analítico
- Material didático: Atuações possíveis para o psicanalista
- Material didático: Condições necessárias para a análise
- Material didático: O setting analítico
Módulo 1 - Revisão psicanalítica
Módulo 2 - Manejos clínicos
Módulo 3 - Estruturação do consultório e orientação ao analista
